População de três cidades faz apelo pelo descaso em dois mananciais no Cariri Paraibano

Moradores do município de Juazeirinho, no Seridó Paraibano, estão preocupados e cobram a manutenção, os reparos e consertos de erosões no balde do Açude Mucuitu, que tem capacidade de armazenar 27 milhões de metros cúbicos d’água.

Um ofício foi enviado em abril do ano passado pelo presidente da Câmara Municipal de Juazeirinho, Cícero da Silva Bento (AVANTE), ao deputado estadual Genival Matias (AVANTE) para que o mesmo solicitasse ao então secretário estadual de Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga Filho, na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), uma solução para o problema do manancial, mas até o momento nada foi resolvido.

A população do vizinho município de Santo André também anda preocupada pelo o descaso e a falta de manutenção da barragem do Mucuitu. Os moradores temem que a barragem possa romper, caso as previsões de chuvas fortes para a região se confirmem. O receio se justifica porque a cidade fica há poucos quilômetros de distância do balde da barragem e, portanto, é caminho para as águas em caso de estouro.

Construída há 20 anos, a barragem gera preocupação devido a falta de manutenção, pois apresenta rachaduras e crateras no balde. A barragem é considerada a maior da região e tem um bom volume de água acumulado, sendo que a previsão é de chuvas fortes para o Cariri.

O atual presidente da Câmara, Rivaldo Junior (PSC), esteve no local e gravou um vídeo para alertar as autoridades competentes sobre a necessidade premente de que se faça uma manutenção urgente no balde da barragem.

AÇUDE DOS NAMORADOS EM SÃO JOÃO DO CARIRI TAMBÉM PREOCUPA A POPULAÇÃO

Outro manancial da região do Cariri que vem sendo denunciado e motivo de preocupação por parte da população é o açude dos namorados em São João do Cariri.

Após romper no ano de 2008 e ser reconstruído no ano de 2010, o açude atualmente vem passando por novas denúncias sobre o total abandono e descaso por parte do poder público. O manancial também vem apresentando várias rachaduras e afundamento de parte do calçamento no balde do açude.

Vídeos e fotos já circulam nas redes sociais e a população sãojoense relata através de comentários, o receio de mais uma vez, o manancial ser levado embora.

O açude dos namorados em São João do Cariri tem capacidade para cerca de pouco mais de 2,1 milhões de metros cúbicos de d’água e atualmente tem 104.740 m³, o que equivale a 4,9% de sua capacidade total.

De Olho no Cariri