Inscrições para vagas no Pronatec, em Sumé e Monteiro, terminam nesta sexta-feira (15)

O Governo da Paraíba divulgou um edital com 500 vagas disponíveis para curso técnico de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Podem participar estudantes já inseridos na rede pública estadual. Confira o edital e o quadro de vagas na página 17 do DOE

As inscrições seguem até hoje dia 15 de fevereiro. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher um formulário online.

Há vagas nas cidades de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Conceição, Curral de Cima, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Santa Luzia, São Bento e Sumé. Cerca de 65% das vagas são destinadas para candidatos beneficiários do programa Bolsa Família e 5% para pessoas com deficiência.

Poderão participar do processo seletivo, os alunos da rede pública estadual que estejam cursando o 2º ano ou 3° ano do ensino médio regular no ano letivo de 2019 e com idade entre 15 a 19 anos completos no início das aulas. Os alunos que estejam cursando o 2º ano do ensino médio poderão inscrever-se nos cursos com carga horária igual a 800 horas, 1000 horas e 1200 horas. Os alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio poderá inscrever-se nos cursos com carga horária igual a 800 horas.

A classificação será feita por curso em sorteio aleatório da inscrição. Além do sorteio, também vai ser levada em consideração a nota obtida na etapa da entrevista. Durante a inscrição será gerado um número. Será sorteado aleatoriamente um quantitativo de candidatos igual a 40 vagas, para participar da segunda etapa. Considerando que o número de vagas é inferior a 40, os aprovados serão reclassificados de acordo com a nota obtida na entrevista.

A divulgação dos candidatos sorteados acontece no dia 22 de fevereiro, juntamente com a divulgação do local e horário da entrevista dos candidatos. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de março, com o local e horários das matrículas dos candidatos.