UPA do município de Monteiro recebe representantes do Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto-Atendimento – 24h (UPA) do município de Monteiro recebeu, nesta quarta-feira,13, representantes do Ministério da Saúde (MS) para avaliar os critérios do processo de qualificação da unidade, afim de aperfeiçoar a capacidade de atendimentos.

Os critérios de avaliação levados em contra por Silésio Rodrigues, representante da Referência Técnica  do setor de Coordenação Geral de Urgência e Emergência do MS, e por Janayra Araújo representante do Núcleo de Urgência e Emergência do Estado da Paraíba, foram a estrutura física, limpeza, organização, equipamentos hospitalares, quadro de funcionários e dados documentados.

Diante do atendimento destes requisitos e também a apresentação do programa de atualização profissional, a diretora administrativa da UPA, Josenilda Bandeira, analisou como positiva a visita. “Recebemos muito elogios dos representantes do Ministério da Saúde, agora é só aguardar o resultado final, mas estamos cientes de que já foi renovada a qualificação de Unidade”.

A qualificação, segundo portaria do Ministério da Saúde, será válida por três anos, devendo ser renovada mediante novo processo de avaliação.

UPA 24h de Monteiro

A UPA conta com exames de Raio X, eletrocardiografia, exames de laboratório de urgência e emergência  e leitos de observação, sendo que 97% dos casos são solucionados na própria unidade. “Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam o imediato socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação na unidade”, pontua a diretora.