ALPB é a primeira do país a ter tribuna ajustável para pessoas com deficiência

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) retoma as atividades em plenário nesta terça-feira (19), após 15 dias de reforma para adequar o plenário da Casa de Epitácio Pessoa às necessidades de acessibilidade da deputada Cida Ramos (portadora de necessidades especiais) e todos os demais paraibanos que transitarem no plenário José Mariz. Com as adequações, a ALPB é a primeira do país a ter tribuna ajustável para pessoas com deficiência.

Ao todo, foram viabilizadas três rampas com corrimãos, além da elevação do piso para facilitar a subida das rampas pelos cadeirantes e a adequação da tribuna para que ela possa se ajustar às pessoas com deficiência. A arquiteta da Casa, Zizi Lacerda, destacou a agilidade com a qual a equipe de engenharia da ALPB executou o projeto da reforma de acessibilidade do plenário José Mariz, de acordo com as normas técnicas da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Foto: Ascom;ALPB

“Nos estudos verificamos a falta de rampas, das barras de apoio e acesso a tribuna, que também não estava numa altura adequada para o cadeirante. Então, realizamos um projeto para que a tribuna atendesse a todos, cadeirantes e não cadeirantes, e que ela fosse ajustável. Deixamos a tribuna com 85 centimetros para os cadeirantes e 1,20 m para os não portadores de necessidades. Assim, o púlpito de nossa tribuna é o único ajustável do Brasil. Espero que nossa ideia seja copiada por outras casas legislativas Brasil afora”, declarou a arquiteta.

Zizi Lacerda acrescenta que a reforma melhorou também a circulação no plenário e o acesso aos banheiros dos portadores de necessidades especiais.

Foto: Ascom/ALPB

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, ressalta que, além de atender as condições de trabalho da deputada Cida Ramos (PSB), a promoção da acessibilidade nas dependências da Assembleia Legislativa trata-se de um pressuposto previsto na Declaração dos Direitos Humanos. “Não só para a deputada Cida Ramos, mas para todos os paraibanos deve ser assegurado o direito de acessar e participar da Assembleia Legislativa da Paraíba”, afirmou Galdino.