Veículos com placa final 2 devem pagar IPVA até próxima semana

Os proprietários de veículos de placa com final ‘2’ na Paraíba têm prazo até o dia 28 de fevereiro para efetuar o pagamento Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotore (IPVA) e evitar cobranças de juros e de multa. De acordo com a Receita, mais de 75,5 mil veículos devem pagar o emplacamento até a próxima semana.

Ainda segundo o órgão, os contribuintes têm três opções de pagamento do tributo. A primeira é a cota única com desconto de 10% à vista. A segunda opção é o pagamento em três parcelas sem desconto, sendo a primeira com vencimento no dia 28 deste mês. A terceira opção é o pagamento total do IPVA apenas no dia 30 de abril, mas sem o desconto de 10%.

Essa é também a data limite desta placa para aqueles que requereram a isenção do tributo. Agora, eles deverão realizar a comprovação dos documentos na repartição fiscal mais próxima de seu domicílio.

Os boletos do IPVA deverão ser impressos por meio da internet. A emissão está disponibilizada no portal da Secretaria de Estado da Receita, e no site Detran. O boleto poderá ser impresso em uma repartição fiscal ou então nas unidades do Detran-PB.

O pagamento pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, no serviço de autoatendimento, ou pelo aplicativo disponível pelo Banco do Brasil para aparelhos móveis do tipo smartphone- o mobile banking .

Quem optou pelo parcelamento do IPVA dos veículos com final de placa 1, os proprietários devem pagar a 2ª parcela até o dia 28 de fevereiro.

As categorias como taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofrentistas e de motobois até 150 cc (cilindradas), de placa final 2, que requereram no ano passado a isenção do IPVA, precisam, agora, comprovar com documentação até o dia 28 de fevereiro na repartição fiscal mais próxima do domicílio para gozar do direito em 2019. Neste mesmo dia, essas categorias já podem requerer a isenção de 2020.

Contudo, esses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.