Equipes da Secretaria de Saúde de Monteiro visitam escolas em Campanha contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, montou um cronograma para reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

A ação foi montada para dar continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV nas escolas. Serão vacinados adolescentes meninos com idades entre 11 e 14 anos e meninas de 09 a 14anos.

“Estaremos nas escolas que atendam a este público no período de 25 a 28 do corrente mês, para que os mesmos recebam a primeira dose e ou aqueles que não completaram o esquema vacinal, possam estar recebendo a segunda dose. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para que enviem os cartões de vacina de seus filhos”, informa a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Silva.

Confira abaixo o cronograma:

Segunda-feira – 25/02 (Manhã) Escolas Maria do Socorro Aragão e Bento Tenório

Segunda-feira – 25/02 (Tarde) Escola Maria do Socorro Aragão

Terça-feira – 26/02 (Manhã) Escolas Lauricéia Freitas e João de Oliveira

Quarta–feira – 27/02 (Manhã) Escolas Tobias Remígio Gomes, Adalice Remígio e Miguel Santa Cruz

Quarta-feira – 27/02 (Tarde) Escola Miguel Santa Cruz

Quinta-feira – 28/02 (Manhã) Escola Araújo Valença

Quinta-feira – 28/02 (Tarde) Escola Tiradentes

O que é HPV?

HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.

Prevenção

Além disso, a vacina do HPV é uma forma interessante de prevenir a doença. Existem duas vacinas para prevenção HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que estão comercialmente disponíveis: a vacina quadrivalente, que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18. A outra opção é a vacina bivalente, que confere proteção contra HPV 16 e 18.