Pesquisadores do CDSA integram publicação sobre bioinformática

Um grupo de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande publicou estudos em três capítulos do livro digital “Introduction to Bioinformatics”, organizado por Ernane Rosa Martins, professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG.

O capítulo  “Cladistic analisys in Geminiviridae: An evidence of multispecificity for cultivars hosts” tem como autores os Rafael Trindade Maia (professor do CDSA), Aparecida Yasmim Silva de Azevedo (CDSA/UFCG), Maria Bartira Chaves de Souza Silva (CDSA/UFCG) e Ana Verônica Silva do Nascimento (professora do CDSA). Esse trabalho publicado teve como objetivo estudar populações de Begomovírus (vírus que atacam plantas) por meio de ferramentas computacionais.

O outro capítulo intitulado “In-silico detoxification evidence of the herbicide bispyribac sodium by a teorethical model of glutathione S-transferase Tau 5 from Oryza sativa L.” tem autoria de Vinícius Costa Amador (UFRPE), Ravenna Lins Rodrigues (CDSA/UFCG), Felipe de Oliveira França (CDSA/UFCG) e Rafael Trindade Maia (professor do CDSA). A superfamília da glutationa S-transferases (GSTs) confere proteção ao arroz contra estresse biótico e abiótico e resistência a herbicidas. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver um modelo comparativo confiável para a classe dessa substância do arroz, e simular interações de ancoragem, contra os herbicidas bentazon e metsulfuron.

O último capítulo publicado foi “Investigação in silico da eficácia de fármacos antivirais na inibição da NS5 do vírus da Zika”, autoria de Henriqueta Monalisa Farias (CDSA/UFCG), Rafael de Lima Medeiros (professor do CES/UFCG), e, Franklin de Ferreira Farias Nóbrega e

Rafael Trindade Maia, professores do CDSA. O trabalho teve como objetivo a investigação da eficácia de fármacos na inibição da proteína NS5 RdRp do vírus da Zika. Os fármacos testados foram os antivirais Acyclovir, Indinavir e Valgacyclovir. A pesquisa identificou valores de interação entre os fármacos testados e a proteína responsável pela replicação viral do ZIKV NS5 RdRp.

“Introduction to bioinformatics” trata-se de uma coletânea composta por seis capítulos que abordam assuntos atuais, tais como: o adenocarcinoma gástrico que é uma malignidade com elevada incidência e mortalidade no mundo; o vírus zika (VZIK) que é um Arbovírus pertencente à família Flaviviridae; As H + -ATPases que são proteínas integrais da membrana plasmática que têm a capacidade de utilizar a energia química da hidrólise de ATP para expulsar os prótons para o ambiente extracelular, atuando na manutenção da homeostase iônica e transporte de solutos; o vírus da família Geminiviridae que tem sido intensamente estudado devido à gravidade das doenças causadas em várias culturas agrícolas importantes como feijão, algodão, milho, tomate e mandioca.

A bioinformática é um campo interdisciplinar, que busca analisar, interpretar e processar dados biológicos, com foco na aplicação de técnicas computacionais intensivas, tais como: métodos computacionais, teoria de grafos, inteligência artificial, algoritmos matemáticos, reconhecimento de padrões, mineração de dados, algoritmos de aprendizado de máquina, processamento de imagens e simulação computacional. Como um campo interdisciplinar, a bioinformática combina diversas áreas do conhecimento – engenharia, matemática, física, química, estatística, ciência da computação e biologia, entre outras.

Atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Tecnologia de Goiás – IFG (Câmpus Luziânia), ministrando disciplinas nas áreas de Engenharia

de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Linguagens de Programação, Banco de Dados

e Gestão em Tecnologia da Informação. Pesquisador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e

Educação (NITE).

O livro está disponível no endereço https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/e-book-Introduction-to-Bioinformatics.pdf

(Rosenato Barreto – Assimp CDA/UFCG)