Maternidade Frei Damião realiza atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), a Maternidade Frei Damião, por meio do Núcleo das Ações Estratégicas Especiais, montou uma programação especial em comemoração à data. Distribuição de brindes, roda de conversa, palestras, entre outras atividades, farão parte da programação.

As atividades começam nesta sexta-feira (8), às 10h, com a distribuição de brindes para todas as mulheres. Já no sábado (09), às 15h, acontecerá a distribuição de 65 brindes pela Igreja Adventista do 7º Dia. Na quinta-feira (14), às 9h, acontecerá uma roda de conversa com as mulheres do ambulatório, além de café da manhã. Dando continuidade às atividades, na terça-feira (19), às 9h, será ministrada uma palestra sobre violência sexual e sobre amamentação. Na quinta-feira (21), às 9h, acontecerá uma palestra sobre saúde da mulher que abordará pré-natal, puerpério e planejamento familiar. Para fechar a programação, na quinta-feira (28), às 9h, será realizada uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e autoexame.

Além das atividades, a unidade de saúde, em parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), ofertará exames preventivos ao câncer da mama para todas as servidoras, a exemplo da mamografia.

Para a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes, a data não simboliza apenas um marco histórico para as lutas femininas, mas ratifica a importância das reivindicações por melhores condições de trabalho, além de direitos sociais e políticos e a busca constante por novos direitos em todos os cenários. A diretora destacou ainda o compromisso da unidade de saúde, no sentido de “buscar cada vez mais ofertar um atendimento humanizado para as mulheres paraibanas no pré-natal, no parto e no pós-parto”.

De acordo com a psicóloga Priscila Lima, que trabalha há oito anos na unidade de saúde, “todo dia é dia da mulher, a data representa respeito à classe feminina e só enfatiza a efetividade de objetivos alcançados, a exemplo do direito democrático de participar ativamente da construção da sociedade, além de conquistas asseguradas pela Constituição Federal do país, a exemplo dos direitos trabalhistas, como é o caso do direito à licença maternidade”.

O serviço proporciona, além da educação continuada dos profissionais que compõem a instituição, uma variedade de serviços que possibilitam um atendimento qualificado e assistência humanizada, resguardando consequentemente a proteção de direitos de todas as mulheres que chegam à porta de entrada da maternidade.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, entre as ações da maternidade que proporcionam a saúde da mulher, combate à violência obstétrica e a redução da mortalidade materna, destacam-se ainda o direito ao acompanhante durante e após o parto, com o objetivo de oferecer um maior conforto e segurança para a mulher, serviço de planejamento familiar, pré-natal para gravidez de alto risco, ações de segurança para prevenir os eventos adversos durante o atendimento e internação da paciente, assistência durante a amamentação, em parceria com o Banco de Leite Humano Anita Cabral, a redução de procedimentos invasivos, a exemplo, do exame de toque, além de outras medidas.

Somado as ações, outro aspecto que merece destaque é o trabalho diário da unidade de saúde em reduzir o número de partos cesáreas em consonância com as normas da Organização Mundial de Saúde, que tem por objetivo reduzir as medicações, como a ocitocina e o uso desnecessário de algumas intervenções médicas no parto, para maximizar a capacidade de a mulher dar a luz, influenciando de forma positiva sua experiência no momento do parto, além de resultar em melhores práticas médicas.

Balanço de 2018: No ano anterior, especificamente de janeiro a dezembro foram registrados 16,5 mil atendimentos, destes 2,7 mil partos realizados, sendo 1,4 naturais e 1,2 cesáreas.

 

wscom