Governador João Azevedo discute parcerias com o Reino Unido

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (7), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita do embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresentou a infraestrutura da Paraíba, resultado de investimentos do Governo do Estado em setores estratégicos como turismo, recursos hídricos e Segurança Pública, e discutiu parcerias em diversas áreas, a exemplo de Educação e energias renováveis.

João Azevêdo destacou, ainda, a solidez fiscal do Estado, ressaltando indicadores como o Ranking de Competitividade. “A Paraíba tem a segunda malha rodoviária do Brasil. Você se desloca de João Pessoa e não encontra mais nenhum município do Estado que não esteja interligado por asfalto”, disse. “Nos últimos anos, o investimento em infraestrutura na Paraíba foi pesado. O que fez com que saímos da 17ª posição, em 2011, para a nona posição em 2018, sendo a Paraíba o primeiro estado em competitividade do Nordeste”, acrescentou.

Os investimentos do Governo do Estado em Desenvolvimento Humano também foram apresentados ao embaixador do Reino Unido no Brasil pelo governador João Azevêdo, a exemplo do Programa Água Doce, Cooperar e Procase, beneficiando a população das regiões do Curimataú e Cariri. O governador apresentou, ainda, o funcionamento do Programa Paraíba Unida Pela Paz, na área de Segurança Pública. “Graças a esse programa, somos o único Estado do Brasil que tem conseguido reduzir o número de homicídios ano a ano”, frisou.

Já o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, disse que o interesse do Reino Unido na Paraíba mostra o quanto o Estado tem avançado em áreas importantes, como infraestrutura e educação. “Essa visita do embaixador do Reino Unido no Brasil foi muito importante, momento em que o governador João Azevêdo pôde fazer uma explanação sobre as oportunidades, as potencialidades da Paraíba na área turística, na área das energias renováveis, destacando grandes programas do Governo do Estado em áreas essenciais como educação, a exemplo do Programa de Intercâmbio Gira Mundo”, comentou.

Para o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, a boa infraestrutura da Paraíba, aliada a responsabilidade social do Estado por meio de Programas como Gira Mundo e Paraíba Unida Pela Paz aumentam ainda mais as expectativas de investimentos no Estado. “Queremos desenvolver ainda mais os nossos laços e parcerias em áreas como Educação, com intercâmbios, bolsas e investimentos em pesquisas, por exemplo”, disse, ressaltando a importância do Gira Mundo.

Participaram ainda da reunião o secretário de Estado da Comunicação Institucional, Luís Tôrres; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; o secretário de Estado do Planejamento, Waldson Souza; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano, além do cônsul britânico no Recife, Graham Tidey.

vitrine do cariri