Câmara de Zabelê aprova aumento salarial para os professores

A Câmara de Zabelê realizou na noite desta segunda-feira, dia 25, sessão ordinária e contou com a presença de oito dos nove vereadores.

Na reunião, foram aprovados 11 requerimentos (04 de Zezinho de Joca, 02 de Pê, 03 de Diel e 02 de Pedro) e um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que aumenta o salário dos professores da Rede Municipal de Ensino.

CONFIRA OS REQUERIMENTOS APROVADOS:

O vereador Eclezinao Bezerra (Pê) solicitou que seja analisada a possibilidade de firmar parcerias com o SEBRAE, no sentido de realizar cursos profissionalizantes que beneficiem a população de Zabelê, a exemplo dos cursos de pintura, eletricista, mecânica, pedreiro, cabeleireiro, manicure e pedicure.

Pê também pediu que o prefeito analise a possibilidade de realizar pavimentação na Rua José Vaz de Medeiros, margem direita da PB 264, iniciando no prédio do senhor Francisco Joaquim e indo até Dona Minininha Leite. “Essa Rua apresenta dificuldades de locomoção e de acesso, principalmente nos períodos chuvosos, por isso pedimos atenção do Prefeito para que seja feita a pavimentação”, justificou.

O vereador Gerson Magdiel (Diel) solicitou que o prefeito firme parceria com a AgroBrasil, objetivando realizar projetos sem nenhum custo para os pequenos produtores do município.

Diel ainda requereu que a Prefeitura Municipal analisasse a possibilidade de realizar reforma na Passarela da PB 264, já que há necessidade de reforma da mesma, possibilitando aos usuários uma travessia segura.

Ele também pediu que seja analisada a possibilidade de comprar equipamentos para o Matadouro Público e realizar a reforma do mesmo, melhorando o estado de conservação do Matadouro Público do Município.

O presidente e vereador Pedro Evangelista solicitou que o prefeito analise a possibilidade de realizar pavimentação na Rua Manoel Francisco Alves, localidade que possui diversas residências e apresenta dificuldades de locomoção e de acesso, principalmente nos períodos chuvosos, por isso, a grande necessidade daquelas pessoas que moram nesta rua. “A necessidade de construção de pavimentação nessa localidade é grande, principalmente, tendo como pontos de referência de localização, a esquina da casa do senhor Lúcio Travares indo até a casa do senhor Luiz de João do Lote”, justificou.

Pensando em melhorar os acessos da zona rural de Zabelê, o presidente Pedro requereu a construção de passagens molhadas nas áreas próximas à cidade e na zona rural do nosso município, por existir uma necessidade de construção de passagens molhadas nos trechos que dificultam o trafego dos veículos automotivos e de pessoas, nos períodos chuvosos, e para melhoras esses locais de difícil acesso nas estradas do município.

 

O vereador Zezinho de Joca solicitou que seja analisada a possibilidade colocar produto nos locais que servem de berço para procriação de mosquitos (barragens, barreiros, poços, passagem molhada, etc.), já que nos períodos chuvosos e quentes favorecem o aumento de mosquitos e insetos, evitando assim, a proliferação de larvas de mosquitos nos locais em que elas se desenvolvem e, assim, evitar a infestação dos mesmos.

Zezinho também pediu que seja analisada a possibilidade de reformar a frente da Escola Maria Bezerra, do muro do Cemitério São Sebastião, porque necessidade de urgente manutenção e conservação do relendo muro, visto que, em alguns locais, seu estado está bastante precário, correndo risco de cair.

O parlamentar também requereu que analisasse a possibilidade de passar a máquina na Avenida Maria Adentilda Soares Monteiro, que dá acesso ao Cemitério São Sebastião, melhorando a qualidade do percurso que compõe esta Avenida, facilitando o trafego de veículos e pessoas, entre a cidade e o cemitério, bem corno, entre as demais localidades pelas quais esta avenida dá acesso.

Por último, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária n.º 02/2019 que reestrutura a grade de remuneração dos cargos que integram os Grupos Ocupacionais do Quadro Permanente de Professores Efetivos, reajustando os salários dos professores da Rede Municipal de Ensino.

A sessão ainda contou com a presença da vereadora de Ouro Velho, dona Lurdes, que foi acompanhar a sessão, em busca de trocar experiências parlamentares.