Escola de Pio X recebe campo experimental em parceria com o Insa

A Escola de Campo de Pio X recebeu esta semana um campo experimental de cultivos, numa parceria da Prefeitura de Sumé e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

A ação foi coordenada pelo professor Daniel Duarte (Insa), pela direção da escola e estudantes.

Foram implantados, numa área de meio hectare, três tipos de palmas resistentes à cochonilha do carmim, mudas de imbuzeiro e de agave.

A ação de implantação de cultivos experimentais tem entre os objetivos aplicar aos alunos o conteúdo didático com as práticas em agricultura, assim como melhorar a qualidade das práticas agrícolas, uma vez que, com o campo experimental vai ser possível a eles aprender diversos tipos de cultivos, as formas e os manejos.

Outro objetivo é propiciar aos agricultores da região de Pio X uma área em que eles possam ver práticas exitosas através desse campo de cultivo experimental, aprender as práticas adequadas de plantio e tirar mudas para plantarem em suas propriedades, mostrando que é possível ter um meio de renda com uma pequena área utilizando espécies que são adaptadas ou nativas da região semiárida.

Posteriormente no campo experimental serão desenvolvidos cursos de capacitação para os agricultores.

Ascom