Operação do Exército fiscaliza 24 empresas de manutenção e venda de armas, na Paraíba

Pelo menos 24 empresas de venda e manutenção de armas e munições serão fiscalizadas nesta terça-feira (9), na Paraíba, durante a Operação Alta Pressão VIII, sob o comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro. O objetivo é verificar a correção de procedimentos e de documentação relativas a comércio de armas, munições e seus insumos.

Dez equipes de militares estão empregadas na ação, que também acontece no Rio Grande do Norte, com 16 empresas fiscalizadas. A operação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados subordinada ao Comando Logístico do Exército, em Brasília.

As equipes do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Garanhuns, em Pernambuco, e do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado estão participando da operação, juntamente com os órgãos de segurança e ordem pública de João Pessoa e do interior da Paraíba, fiscalizando várias empresas que comercializam armas de fogo e munições.

Em 2018, a mesma operação apreendeu em todo o país 41.288 munições, 1.135 armas de fogo, 172 armas de pressão e duas lunetas de uso restrito. Ao todo, 95 empresas foram autuadas por irregularidades administrativas no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE).

G1