Custo da construção civil cai na Paraíba no mês de março de 2019, diz IBGE

O custo da construção civil na Paraíba teve uma pequena queda no mês de março de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (10). A queda foi de 0,04% no passado em relação a fevereiro. No entanto, a Paraíba acumula uma altas do custo de 0,13% no ano de 2019 e de 4,40% nos últimos 12 meses.

Os dados são referentes ao custo somados do material de construção e da folha de pagamento. A Paraíba foi um dos três estados do Nordeste que apresentou queda no custo da construção civil em março, juntamente com Maranhão (0,07%) e Ceará (0,36%).

Mesmo com a queda, a Paraíba é o estado nordestino com maior custo por metro quadrado construído. O valor médio do custo por m² é de R$ 1086,51, maior até do que o aferido no Espírito Santo, na região Sudeste. O valor médio do custo por m² é superior até à média de toda a região Nordeste, que é de R$ 1045,73.

Considerando apenas o custo do material, sem o ônus com o pagamento do pessoal, o percentual não oscilou, registrando ainda um aumento acumulado de 0,04% em 2019 e nos últimos 12 meses. A Bahia, com 1,73%, foi o estado que apresentou a maior variação mensal, em decorrência de pressão exercida pelo reajuste salarial do acordo coletivo.

O SINAPI, criado em 1969, tem como objetivo a produção de informações de custos e índices de forma sistematizada e com abrangência nacional, visando a elaboração e avaliação de orçamentos, como também acompanhamento de custos.

G1