Três cordeirenses do SCFV são selecionadas pela UEPB para fazer curso de ballet profissional

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José dos Cordeiros é uma referência e atende permanentemente a cerca de 120 crianças e jovens. Nele, são oferecidas atividade de lazer, esporte, cultura e educação que contribuem com a formação de nossos jovens. Os frutos dessas oficinas e atividades, por sua vez, já começaram a surgir.

A partir da oficina de Ballet do SCFV, três crianças e adolescentes de São José dos Cordeiros foram selecionadas pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UEPB/Campus Campina Grande e participarão do curso de Ballet Profissional ofertado pela Universidade. Ana Clécia Araújo Figueredo Moura (8 anos); Izabel Alves de Alcântara (12 anos) e Vitória da Silva Gomes (20 anos) farão o curso que tem duração de 08 anos e se formarão Bailarinas Profissionais, aptas a darem aulas como Ofício da Dança.

“Eu me sinto realizado trabalhando na cidade de São José dos Cordeiros, por saber que a cultura se encontra muito forte nesse município, principalmente no segmento da dança. Sugeri o balé clássico que desde então tem sido um sucesso. Isso me deixa extremamente feliz, por ver que um dia fui aluno, hoje professor que forma cidadãos da dança para o mundo”, destacou o facilitador da oficina Victor Hugo Belmino.

Para uma das alunas selecionadas, Ana Clécia Araújo, o SCFV é maravilhoso. “Fiz novas amizades, me sinto feliz. Quanto ao ballet achei maravilhoso ter passado no teste, pena que não deu pra minha mãe me matricular e me levar para o Curso. Mas ficou um aprendizado por gostar muito do ballet”.

Dona Ivanês Alves, mãe de Izabel Alcântara, destacou que o SCFV foi uma experiência incrível para sua filha, pois o sonho dela é ser bailarina. “Ela ficou muito empolgada quando soube desse teste da UEPB e ficou muito feliz por ter passado na seleção.”

Para Mônica Alcântara, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a gestão da Assistência Social de São José dos Cordeiros está muito feliz e satisfeita com os resultados que tem alcançado a partir do trabalho social desenvolvido nos programas e serviços da pasta. “Ver que sementes que plantamos nesse terreno fértil está germinando e se tornará um grande e bonito jardim é indescritível. O apoio da gestão municipal, na pessoa de Jefferson Nascimento, e de suas secretarias tem sido essencial para a continuidade desse trabalho.

Apenas neste ano de 2019, a Prefeitura de São José dos Cordeiros, através da Secretaria de Assistência Social, realizou melhorias na estrutura das salas das Oficinas, com forros e climatização do ambiente e inovou oferecendo o Ballet Baby, direcionado para crianças de 03 a 06 anos, uma vez por semana.

O secretário de Assistência Social, Sérgio Sousa, reforçou os investimentos e a prioridade que o prefeito Jefferson Roberto pede para as pessoas de São José dos Cordeiros e disse que a gestão d utiliza das Oficinas de arte e cultura para passar ensino de valores para os usuários que frequentam os Serviços.