Atividade física traz qualidade de vida

A prática regular de atividade física, aliada a uma alimentação saudável, é um dos pilares para a manutenção da saúde, qualidade de vida e bem-estar. Quem não faz nenhum tipo de atividade está mais propenso a desenvolver problemas de saúde. Para manter o corpo sempre saudável, a autoestima elevada e a saúde em dia, praticar exercícios é muito importante.

Entre os principais benefícios, o cardiologista Fábio Almeida, médico cooperado da Unimed João Pessoa, destacou a manutenção do peso adequado, conservação dos níveis adequados de açúcar e gordura no sangue, redução da pressão arterial, combate ao estresse, ansiedade, prevenção da perda de massa muscular e óssea, entre outros. “Todos esses fatores contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares”, complementou.

Segundo a Sociedade Americana de Medicina do Esporte, é considerada atividade física regular a realização de exercícios moderados por 30 minutos, durante cinco vezes por semana, ou atividades físicas intensas, durante 20 minutos, três vezes por semana, associadas a exercícios de força muscular duas vezes por semana. “Praticar atividade física, que é indicada até os 65 anos de idade, representa o mínimo necessário para sustentar boas condições de saúde”, salientou o médico.

Meta da OMS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa sedentária é aquela que pratica menos de 150 minutos por semana de atividades de intensidade moderada ou menos de 75 minutos de exercícios intensos.

Uma pesquisa divulgada pela OMS mostrou a evolução da taxa de inatividade física no Brasil de 2002 até 2016 e verificou que ela vem subindo a cada ano, acumulando uma alta de 15% no período. Este percentual vai na contramão da meta da organização, que é reduzir em 10% o nível de sedentarismo em todo o mundo até 2025.