João Azevêdo reivindica malha ferroviária ligando capitais do Nordeste ao superintendente da Sudene

O governador João Azevêdo recebeu na Granja Santana, nesta segunda-feira (22), o superintendente da Sudene, Mário de Paula Guimarães Gordilho. Uma das propostas feitas pelo governador paraibano foi a implantação de uma malha ferroviária interligando as capitais do Nordeste.

De acordo com João Avezêdo, a prioridade deveria ser dada para a implantação da malha ferroviária interligando João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Aracaju e Salvador, além de outros pontos da região. “Seria de uma urgência muito grande para que a gente possa ter transportes de cargas e de passageiros porque possibilitaria, por meio de Pernambuco, a interligação com a Transnordestina; esses são investimentos que entendemos ser importantes e que precisamos discutir e colocar nesse Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste”, destacou João Azevêdo.

O gestor também ressaltou a importância de fortalecer órgãos envolvidos com o crescimento do Nordeste. “Essa reunião de hoje teve a intenção de fortalecer esse Plano, o Conselho Deliberativo da Sudene e a própria Sudene, por meio de uma maior participação dos governadores do Nordeste nessas reuniões, definindo as prioridades e investimentos por parte do Banco do Nordeste”, avaliou. 

O superintendente da Sudene, Mário de Paula Guimarães Gordilho, disse que o encontro teve a finalidade de conhecer as principais demandas da Paraíba. “O grande fator do nosso levantamento são as grandes carências de recursos hídricos dos Estados; além das questões relacionadas à educação e à saúde. Esses dados irão para o Plano de Desenvolvimento que será levado para a presidência da República que encaixará esse planejamento que a Sudene está fazendo no Plano Plurianual do Governo Federal; em seguida, este Plano irá ser votado no Congresso Nacional”, explicou. 

Ele também informou que o resumo final do Plano de Desenvolvimento do Nordeste será apresentado aos governadores e às bancadas federais de todos os Estados da Região durante uma reunião que ocorrerá no dia 24 de maio, em Recife.