Inscrições para o Enem 2019 vão até esta sexta; mais de 4 milhões já se inscreveram

Terminam, nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem se inscrever na internet, em enem.inep.gov.br, até as 23h59.

Até a última segunda-feira (13), 4 milhões de pessoas já estavam inscritas. No novo sistema do portal, o candidato pode inserir o nome do pai e uma foto pessoal, caso queira.

Apesar de as inscrições serem até a sexta, o pagamento do boleto daqueles que não estão isentos de pagamento da taxa, deve ser feito até o dia 23 de maio. A taxa de é de R$ 85 e todos os candidatos devem se inscrever, até mesmo aqueles que conseguiram a isenção.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos – 3 e 10 de novembro. Todas as etapas do exame estão no site e também no aplicativo do Enem, disponível para smartphones e tablets IOS e Android.

Quem necessita de atendimento especial no dia das provas deve mencionar a informação durante a inscrição. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem informar, por exemplo, se usam aparelho auditivo ou implante no ouvido.

De 20 a 24 de maio, os participantes que desejam utilizar o nome social também devem acrescentar a informação no sistema.

Segundo o Ministério da Educação, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições, nas 21 edições anteriores. As duas provas, somadas, possuem 180 questões e uma redação.