Futebol amador do Cariri é tema de revista

Será lançado neste domingo (19) o resultado da pesquisa sobre a história dos times de futebol amador da região do Cariri paraibano. No evento, que será realizado em Boa Vista, haverá o lançamento oficial da “Revista Fotográfica Conhecendo o Cariri: times de futebol amador”.

Idealizado pelo ativista cultural Flávio Alex Farias, natural de Boa Vista, o projeto que resultou com a edição da revista utilizou as citações e informações de mais de 2.500 pessoas de 46 municípios da região e reúne mais de 230 registros fotográficos, tornando-se o maior acervo sobre a temática.

“O trabalho de pesquisa foi longo e muito recheado de informações, o que resultou numa revista com um grande acervo e dados inéditos de todos os municípios que formaram o antigo Cariri paraibano” lembra Flávio Farias, coordenador do projeto “Boa Vista conta História” e chefe da divisão de cultura da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

O projeto reúne alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Boa Vista e desenvolve a produção audiovisual com registros de depoimentos e personagens que marcaram a história e contribuíram para o fortalecimento da cultura e da sociedade da região. Apoiam este projeto a Prefeitura Municipal de Boa Vista e a Universidade Federal de Campina Grande, através da Profª Dra. Soahd A. R. Farias.

“Assim como Boa Vista, atletas de diversos outros municípios foram destaque no futebol e isso foi e ainda é motivo de muito orgulho para todos, este projeto reúne todas essas histórias de forma clara e completa de um esporte que é uma grande paixão nacional, e sendo este resultado fruto do trabalho de boavistenses o orgulho é maior ainda” revela André Gomes, prefeito de Boa Vista.

A cerimônia de lançamento ocorrerá na Câmara Municipal de Boa Vista e o Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC) realizará uma homenagem aos pesquisadores/colaboradores de cada município e a ex-atletas que se consagraram destaques do esporte.

MaisPB