ALPB aprova projeto que determina realização de exames em pacientes com câncer em até 30 dias

As pessoas vítimas de câncer deverão ser submetidas a exames em até 30 dias, após solicitação no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Paraíba. É o que determina o projeto de lei 142/2019, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (21).

O projeto é de autoria do deputado estadual Wilson Filho (PTB). De acordo com o parlamentar, a ideia do projeto de lei é proporcionar aos pacientes o tratamento contra o câncer com agilidade, antes que a doença avance, para maior chance de cura.

“Todos que já venceram esta enfermidade e conseguiram sobreviver ou tiveram parentes passando por esta doença sabe que é uma luta contra o tempo. Por isso a importância da aprovação deste projeto de lei”, disse Wilson Filho.

A lei segue para sanção do governador João Azevêdo (PSB), para entrar em vigor na rede de Saúde do Estado e dos municípios paraibanos. Em 2018, o Instituto Nacional do Câncer estimou que cerca de 9 mil pessoas receberam o diagnóstico do câncer na Paraíba e a previsão é a mesma para 2019