Professor de Português sinaliza recurso contra cinco questões em prova do IFPB

As provas do concurso para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) que foram aplicadas no último domingo (19) provocaram polêmicas entre os candidatos. A questão levantada é que muitos dos conteúdos cobrados na prova não estavam previstos no edital.

O professor Erik Anderson, que leciona Língua Portuguesa no cursinho Seletto, em João Pessoa, sinalizou que cinco questões são passíveis de recurso na prova da disciplina. A prova continha 50 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, 10 de Legislação e outras 20 de Conhecimentos Específicos.

Erik apontou que “esse concurso teve uma articulação bastante sui generis”, citando a troca de bancas organizadoras faltando pouco tempo para a aplicação da prova.

Essa mudança gerou insegurança sobre qual banca seria de fato a elaboradora. O professor destacou que “a prova não teve o estilo da banca Idecan, é algo muito visível”. Segundo Erik, a principal característica desta banca é a exploração de texto verbal, no entanto, “a prova não teve textos longos, teve fragmentos de textos”.

A banca responsável pela aplicação da prova e por sua elaboração foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A apenas 20 dias para a aplicação da prova, o IFPB anunciou a mudança de banca responsável pelo certame. Anteriormente, o concurso seria de responsabilidade da Compec.

Algumas questões cobradas na prova de Língua Portuguesa não estavam previstas no edital. O professor Erik Anderson apontou que foi publicado um “edital enxuto, só colocou dez itens gramaticais” e que, apesar disso, “caíram conteúdos que não foram cobrados no edital”. Ele ressaltou que não estavam previstos o processo de formação de palavras, funções da linguagem, colocação pronominal, tempos verbais e análise sintática, cujo modelo cobrado não constava no edital.

O gabarito preliminar da prova deverá ser divulgado ainda nesta terça-feira (21), segundo a Idecan. O prazo para interposição de recursos será da quarta-feira (22) até a quinta-feira (23).

Ao todo, estavam sendo oferecidas 38 vagas para cargos técnico-administrativos, tendo se inscrito ao todo, 33.683 candidatos. As vagas disponibilizadas foram para nível médio, técnico e superior, com salários iniciais variando entre R$ 1.945,07 e R$ 4.180,66.