TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

O mundo entrou em uma era na qual todas as coisas vão estar conectadas e inteligentes. Serão 40 bilhões de dispositivos, 100 bilhões de conexões e 180 bilhões de terabytes de dados produzidos, enfatizou Sun Baocheng, presidente de Carrier Business Group da Huawei do Brasil, que participou do Painel Telebrasil, nesta terça-feira, 21/05.

“Na quarta revolução industrial, os avanços tecnológicos estão levando ao desenvolvimento de tecnologias inteligentes. A transformação digital é muito importante e a infraestrutura das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) será a base do mundo inteligente”, destacou. Outro ponto ressaltado foi como a combinação de redes de quinta geração, dispositivos inteligentes de 5G e inteligência artificial na nuvem farão com que a inteligência seja pervasiva. 

No entanto, o executivo da Huawei reforçou que para que o 5G, de fato, cause impacto, será necessário combinar aspectos como disponibilidade de espectro, implantação de redes e envolvimento da indústria. Baocheng afirmou que 27 países já têm espectro direcionado para o 5G e que já ocorrem muitos desenvolvimentos na banda C. Para ele, as redes têm de ser simples, poderosas e inteligentes. 

Sobre os aparelhos, afirmou que os terminais serão lançados rapidamente, em massa, em vários tipos e a preços acessíveis. “Mais de 40 terminais 5G foram lançados em 2019”, afirmou. Sun Baocheng finalizou sua participação afirmando que a Huawei quer ser vista como uma empresa que está no Brasil para o Brasil, ao trazer à tona assuntos relevantes para a sociedade, que vivencia e usufrui da tecnologia digital e suas transformações diariamente.