PARAÍBA: É lançado o 2º Concurso de Redação do “Se Liga no Enem”

Concurso de redação – Foto: divulgação

Nesta terça-feira-feira (21) foi lançado o edital para o 2º Concurso de Redação com o tema “Educação emocional no combate à ansiedade e à depressão”. A ação do Núcleo de Redação do programa “Se Liga no Enem” Paraíba é destinada a todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de Educação.

O concurso tem o objetivo de valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa. O edital está disponível no site do Se Liga no Enem.

Realizado pela secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), o concurso envolve todas as escolas do Ensino Médio da pública em quatro etapas, com a primeira acontecendo de 27 a 31 de maio. O tema será discutido nas escolas. A segunda etapa é a aplicação da redação, que acontecerá em cada unidade de ensino de 3 a 7 de junho.

A segunda etapa é a correção e seleção das redações. O professor de Redação seleciona entre os estudantes a redação com melhor desempenho, segundo as competências exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e envia para sua respectiva gerência regional no prazo de 10 a 14 de junho. Cada escola pode enviar apenas uma redação selecionada e cada estudante participa com apenas um texto. 

A terceira etapa é realizada por cada uma das 14 Gerências Regionais, que seleciona entre suas escolas as três melhores redações e envia de 17 a 26 de junho para a Secretaria para concorrer na etapa estadual. O envio das redações pela Gerência para a etapa estadual é feito pela Plataforma EAD, neste endereço, na seção ‘Redação Concurso’, com o nome completo do discente e do orientador, identificação da escola e da Gerência.

Através do Núcleo de Redação é feita a seleção das 10 melhores redações das escolas da Rede Estadual. O concurso premia os três primeiros lugares entre estudantes e professores, com certificados, brindes e troféus. Os 10 primeiros colocados recebem certificados.

Avaliações – As redações serão corrigidas por professores do Núcleo de Redação do Ensino e da Plataforma EAD. Para classificação, os textos passarão por duas avaliações. Os critérios de correção adotados serão os mesmos previstos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia irá divulgar os dez alunos classificados no dia 9 de julho.

A redação será desclassificada caso fique constatado que não tenha sido elaborada pelo próprio concorrente inscrito (plágio), fuja do tema proposto ou não obedeça à tipologia exigida. O tema da redação será “Educação emocional no combate à ansiedade e à depressão”. O título é opcional e o objetivo é fazer com que o tema seja um convite à reflexão acerca de possíveis soluções para, por meio da educação, combater as patologias que afligem a sociedade.

Os concorrentes deverão desenvolver a ideia sobre o tema em, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, à caneta tinta preta, em papel próprio da Secretaria, a ser disponibilizado pelo Núcleo de Redação. Os textos que não obedecerem aos limites de linha e não corresponderem ao tema determinado neste regulamento serão desclassificados automaticamente.

1º Concurso –  A primeira edição do concurso aconteceu no primeiro bimestre. A premiação dos estudantes vencedores foi realizada na cidade de Patos, no Se Liga No Enem Festival, no dia 11 de maio. A redação teve como tema ‘Violência na Escola’. O primeiro lugar foi para o aluno da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita, em Coremas, Carlos André Ferreira de Sá, que tirou 1.000 pontos.