Capacitação sobre manejo das arboviroses reúne profissionais da Vigilância em Saúde de Monteiro

Os trabalhadores da Vigilância em Sáude do município de Monteiro tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação sobre temas específicos da vigilância sanitária, epidemiológica e de endemias neste mês de maio.

Ministrada pela Consultec, o curso teve duração de dois dias visando o aperfeiçoamento com base em mais conhecimento para que os profissionais possam prestar um serviço com ainda mais qualidade à população monteirense.

Dentre os assuntos abordados estão o manejo clínico das arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Diagnóstico, tratamento, condução, investigação foram alguns dos conteúdos que beneficiarão diretamente a população, pois, para a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Silva, a importância da qualificação que vem ocorrendo no município reverte em melhor conhecimento a ser repassado para a população, que munida de informação pode alterar o cenário diminuindo o risco de infestação do Aedes.

“Para o combate do vetor das arboviroses é necessário o trabalho conjunto entre a gestão com o envolvimento da população. Sabemos que a maioria dos focos do mosquito estão dentro das residências, então é preciso que as pessoas vigiem, façam o monitoramento, para que não haja a proliferação do mosquito”, indica Silvana Silva, que ainda acrescenta ainda que o lixo jogado em terrenos baldios propicia a reprodução do Aedes.

Todas as qualificações para o funcionalismo municipal estão dentro da política de aperfeiçoamento do trabalho e valorização do funcionário, posto em prática pela gestão da prefeita Anna Lorena desde 2017.