Três candidaturas na disputa pelo comando do MPPB

A eleição para a posição de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba já tem três candidaturas registradas. Os promotores Clístenes Holanda e João Geraldo, além do procurador Valberto Lira já se candidataram ao cargo.

O período de inscrições se iniciou na última quinta-feira (1), continua até o dia 15 de junho. A eleição acontecerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na capital paraibana, no dia 29 de julho, das 8h às 16h.

A lista tríplice será composta pelos três mais votados e será dirigida para o governador Ricardo Coutinho, que indicará o novo procurador-geral. O escolhido vai comandar os trabalhos do  Ministério Público Estadual no biênio de 2017-2019.

Perfil dos candidatos registrados

O promotor João Geraldo, 55 anos, natural de João Pessoa, ingressou no Ministério Público da Paraíba em junho de 1991, iniciando suas atividades funcionais como promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Pocinhos. Na sequência, foi também promotor de Justiça titular das Promotorias de Justiça de Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa, onde já exerceu a titularidade da 12ª Promotoria Cível e da Promotoria de Defesa dos Direitos da Saúde.

O promotor Clístenes Bezerra de Holanda nasceu em Campina Grande, a 21 de junho de 1973. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1995. Foi advogado de 1996 a 1998 e analista do Poder Judiciário estadual de 1999 a 2001. Ingressou no Ministério Público da Paraíba (MPPB) a 13 de fevereiro de 2001 como promotor titular da Promotoria de Prata. Em abril de 2016, foi promovido para a Promotoria de Defesa da Mulher de Campina Grande da qual é titular até os dias atuais.

O procurador Valberto Cosme de Lira, 68 anos, natural de Umbuzeiro, ingressou no Ministério Público da Paraíba em maio de 1981, iniciando suas atividades funcionais como promotor de Justiça substituto na Comarca de Conceição. Enquanto esteve no exercício da Promotoria de Justiça de Conceição, substituiu as Comarcas de Itaporanga, Piancó, Coremas e Bonito de Santa Fé.

CARIRI EM AÇÃO

Correio Da Paraíba/Foto: Google

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.