Sumeense é destaque no Prêmio Professores do Brasil

A professora de Matemática, Shirlene de Souza Aragão Bernardo, da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas, em Sumé, foi destaque no Prêmio Professores do Brasil, categoria do 6º a 9º ano do ensino fundamental II. Vale ressaltar que esta foi a etapa Estadual.

O projeto elaborado e trabalhado que tem o título: Brincando e Aprendendo Matemática, e faz a utilização de jogos no ensino de matemática. Desta forma, tem desenvolvido as capacidades dos alunos em cada fase que se encontram. Aplicando os jogos de forma coerente, a professora tem alcançado seus objetivos explorando o lúdico. Desta forma, está sendo uma maneira inteligente e criativa de promover a superação de obstáculos no ensino de matemática.

“Após analisar os livros didáticos para as minhas aulas, notei que precisava sofrer algumas alterações para a realidade nordestina dos alunos. Pensava que desta forma eles conseguiriam associar melhor os conhecimentos da disciplina. Senti a necessidade de aprender algumas gírias características da região e desta forma cativar meus alunos que achavam engraçado meu “chiado carioca” com sotaque nordestino. Daí nasceu meu projeto. Implantar jogos, músicas software lúdicos nas minhas aulas de matemática propiciando condições muito mais agradáveis e favoráveis ao ensino matemático. Uma vez que, com esse tipo de metodologia, o meu aluno seria motivado a trabalhar e pensar tendo por base o material concreto, descobrindo, reinventando, criando senso de inclusão e companheirismo. Deixaria para trás a metodologia arcaica de só receber informações sem praticar os conhecimentos adquiridos’’, disse a professora.

A professora faz parte de outros projetos na escola, como “A Matemática está em tudo”, projeto de leitura “Ler mais um minuto por dia”, projeto “Água que te quero bem”, dentre outros.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.