Mutirões de Catarata realizam mais de 300 cirurgias e reduz fila de espera em Monteiro

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Saúde, com o Governo do Estado rendeu como fruto mais de 300 cirurgias de catarata e pterígio na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de outubro o Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio destinado à população com maior necessidade, as operações foram realizadas no Hospital Regional Santa Filomena.

De acordo com a secretária de Saúde, Paula Oliveira, o objetivo é zerar a fila das pessoas que necessitam destes tipos de cirurgia. “O projeto que temos relativos à visão dos monteirenses é muito bonito e importante. O primeiro mutirão, idealizado pela prefeitura aconteceu no início do ano e tanto a primeira fase quanto esta fazem parte da programação da administração municipal com o objetivo de zerar todas as listas de espera das Unidades Básicas de Saúde. Fechamos este ano com mais de 300 pessoas com sua visão restaurada”.

Nesta etapa foram feitas precisamente 140 cirurgias de catarata e 20 de pterígio. As cirurgias demoraram apenas alguns minutos, logo após a intervenção os pacientes receberam alta, necessitando apenas alguns cuidados essenciais repassados através da orientação médica.

Os pacientes contam ainda com o retorno após alguns dias para que os oftalmologistas possam avaliar a evolução do procedimento.

Para os monteirenses que sentem a necessidade, o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde para que o clínico geral faça o encaminhamento. “Os pacientes iniciam a busca do serviço pelo PSF. Identificada a necessidade da cirurgia de catarata esse paciente segue para a avaliação do oftalmologista”, esclarece a secretária da pasta.

Secom-PMM/Foto: Internet