FPF finalmente divulga tabela do Campeonato Paraibano 2019

Faltando menos de um mês para a bola rolar, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) finalmente divulgou, na noite desta sexta-feira (21), a tabela detalhada do Campeonato Paraibano de 2019.

Na próxima temporada o estadual vai começar no dia 12 de janeiro e tem final programada para 21 de abril.

Uma das novidades anunciadas pela FPF no cronograma de jogos é o fato de alguns confrontos estarem agendados de forma isolada para as quartas-feiras. Isso porque, segundo a presidente da entidade, Michele Ramalho, pelo menos duas emissoras de televisão do Estado demonstraram interesse em transmitir o campeonato.

Nesse sentido, o “Trio de Ferro” – Botafogo-PB, Campinense e Treze – vai atuar algumas vezes aos sábados.

As rodadas com mais clássicos serão a 5ª e a 10ª. Estão marcados para o dia 10 de fevereiro (5ª rodada) os seguintes duelos: Nacional-PB x Esporte de Patos, no José Cavalcanti; Treze x Campinense, no Amigão; Sousa x Atlético-PB, no Marizão.

Já no dia 23 de março (10ª rodada), esses clássicos se repetem, porém com os mandos de campo invertidos.

Clique no link e baixe a tabela detalhada do Campeonato Paraibano de 2019.

Entenda o regulamento

Com a fórmula de disputa muito parecida com a de 2018, o estadual da próxima temporada será novamente composto por duas chaves de cinco participantes.

Na primeira fase, as equipes do Grupo A vão jogar contra os participantes do Grupo B em duelos de ida e volta, perfazendo 10 rodadas.

Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais, fase que terá o cruzamento dentro do próprio grupo. Ou seja: 1º A x 2º A; 1º B x 2º B (o líder da chave A enfrenta o segundo colocado do mesmo Grupo A, tendo em vista que, apesar de concorrer entre si, as equipes ainda não vão ter duelado na fase classificatória).

Quem avançar nos confrontos garante vaga na grande final, que também será disputada em duas partidas.

Não haverá gol qualificado como critério de desempate nem vantagem de jogar pela igualdade no somatório de pontos dos jogos do mata-mata, como em 2018. Persistindo o empate na soma dos dois jogos das semis e da final (1 x 0 e 3 x 2, por exemplo), a decisão vai para os pênaltis.

Diferentemente do estadual deste ano, apesar da divisão em grupos, não haverá quadrangular da degola. Os dois últimos colocados de cada chave já confirmam o rebaixamento.