Lista de espera para transplante chega a quase 700 pessoas na PB

Até o mês de setembro do ano passado foram realizados na Paraíba 156 transplantes de órgãos, sendo 135 transplantes de córneas e 21 de rim. No entanto, a fila de espera continua grande. Até novembro do ano passado cerca de 700 pessoas estão na fila de espera por transplante de algum órgão. De acordo com a Central de Transplante da Paraíba, são 358 pacientes esperando por um rim, 322 aguardando por uma córnea e seis esperando por transplante de fígado.

A Paraíba iniciou o ano com um fato inédito na área da medicina. No último domingo (10), o Hospital Nossa Senhora das Neves, no bairro da Torre, em João Pessoa, realizou dois transplantes de rim e um de fígado, com órgãos de um mesmo doador, que veio a óbito no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, fazendo um total de três pacientes atendidos pelo SUS e submetidos a transplantes simultâneos.

Os transplantes foram sucesso absoluto e os pacientes estão se recuperando bem. Todos os transplantados são paraibanos e estavam na fila de espera por um novo órgão no período de um ano e meio. Os transplantados de rim agora estão se recuperando na enfermaria e o de fígado deve ficar na UTI até o próximo sábado. Na última semana, o hospital, que pertencente à rede particular e é conveniado pelo SUS nesse tipo de intervenção cirúrgica, realizou outros três transplantes.