Pais de alunos da Escola Professora Maria Lauricéia são apresentados ao Programa JEPP

A Secretaria de Educação do município, juntamente com o SEBRAE, reuniram os pais de alunos da Escola Professora Maria Lauricéia para apresentar o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, que será aplicado no ensino fundamental, aos alunos com idade entre 06 e 14 anos. A educação empreendedora tem uma metodologia  focada em empreender, e isso se descobre no processo de treinamento. Essa metodologia está sendo aplicada no Brasil inteiro. Em Monteiro, os alunos da Escola Tiradentes já foram contemplados com o programa, que teve seu resultado muito positivo.

“Os resultados positivos são vistos de várias formas, primeiro para a família que está recebendo um aluno com informações diferenciadas, voltando para casa e contribuindo com os pais, pois nas aulas são abordados temas como economia doméstica, ecologia, plantação, preço e planejamento, e também com o aluno que está saindo da escola com uma mente diferente e empreendedora”, contou Patrícia Barros do Sebrae.

Para a secretária de Educação, Ana Lima, o professor é fundamental nesse processo. “A metodologia vai ser trabalhada nas interdisciplinas, não precisa dissociar de nenhum conteúdo que a escola já aplica; O JEPP vem agregar inovação, dinâmica, formas de ensinar diferentes. O professor participa da metodologia na íntegra, e obviamente aprende a ser o multiplicador na sala de aula, é o facilitador desse conhecimento, e esses alunos serão os atores, são eles que vão produzir, ao final de toda a metodologia do JEPP”.

Além dos pais, mães e parentes dos alunos da escola, também prestigiaram o momento a prefeita Anna Lorena, que também contou sua história de empreendedorismo e da representante da 5ª Região de Ensino, Fabiana Vieira, que contou como o ensino do empreendedorismo também ajudou em sua vida escolar.

Feira

No final de todo o processo, será realizada uma feira de tudo que foi produzido em sala de aula, e esse é o momento de dar resposta para a sociedade e para os pais. As crianças vão vender e praticar todos os comportamentos que aprenderam durante a capacitação.

Em 2018 a Feira do JEPP conseguiu um valor em vendas superior a R$ 2 mil, em menos de duas horas de exposição.

Caso de Sucesso

Durante a apresentação do Programa a senhora Givaneide relatou a exitosa experiência do seu filho. Ao participar das aulas e da Feira, o mesmo decidiu ser empreendedor e fazer a venda de leite de vaca. Em sua fala, a mãe emocionada e bastante orgulhosa, mencionou que o garoto iniciou com o investimento em 10 litros de leite, e hoje chega a vender mais de 60 litros. Givaneide ainda conta que agora recebe ajuda do filho nas finanças de casa, sendo espelho para tantos outros alunos.