Botafogo-PB enfrenta CRB pela Copa do Nordeste

Chegou a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Na primeira edição com um novo formato, o torneio parece estar agradando; afinal, não tem faltado emoção nas partidas e na busca pela classificação. Neste sábado, inclusive, toda a oitava rodada acontece simultaneamente, às 16h. No Estádio Rei Pelé, em Maceió, o CRB tenta garantir a classificação no Grupo A contra o Botafogo-PB, clube que já está classificado e briga apenas para chegar ao mata-mata como líder do Grupo B.

Dono da casa, o CRB faz uma boa temporada. O time comandado pelo técnico Roberto Fernandes está garantido na decisão do Campeonato Alagoano, além de estar na disputa da Copa do Brasil, na qual vai encarar o Bahia na terceira fase. Na Copa do Nordeste, porém, o desafio tem sido bem mais complexo. Com oito pontos somados, o Galo venceu apenas uma vez, empatando outras cinco e perdendo também em uma oportunidade.

A falta de uma sequência de vitórias deixou o time na última rodada sem a classificação antecipada: está na terceira posição do Grupo A, com dois pontos a menos que o líder Fortaleza, um a menos que o vice Santa Cruz e com a vantagem de dois pontos para Salgueiro e Vitória, que ameaçam roubar a sua vaga. Porém, para não deixar escapar, o time alagoano quer a vitória em casa, mas para isso, precisa derrotar um dos três invictos na competição, o Botafogo-PB.

Time de melhor campanha do regional até aqui, o Botafogo-PB ainda não está garantido com a classificação em primeiro lugar do Grupo B. Isso porque o vice-líder, Ceará, soma 15 pontos e vai visitar o Salgueiro fora de casa neste sábado. Em caso de vitória do Vozão e derrota do Belo, a ponta fica com a equipe cearense. Vale destacar que, se o Alvinegro paraibano empatar os cearenses vencerem, os dois clubes empatam no número de vitórias e a decisão vai para o saldo de gols. Neste caso, o Alvinegro cearense está na frente.

Na temporada 2019, o Belo faz grande campanha. O time acabou de se classificar para a semifinal com o melhor desempenho de toda a primeira fase, além de conseguir a vaga antecipada nas quartas de final da Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, os botafoguenses estão na terceira fase, mas foram derrotados pelo Londrina dentro de casa na partida de ida, por 2 a 0. Aí está o desafio mais complicado da equipe neste primeiro semestre.

O CRB deve ir a campo logo mais com o que tem de melhor à disposição do técnico Roberto Fernandes. O zagueiro Wellington Carvalho, por exemplo, que desfalcou o time na última quarta-feira, pelo Campeonato Alagoano, retoma a sua posição no lugar de Guilherme Mattis. Outra novidade no 11 titular deve ser a saída do Atacante Mailson e a entrada do volante Lucas.

O técnico Evaristo Piza tem dois desfalques certos para a partida de logo mais. O zagueiro Willian Goiano e lateral-esquerdo Fábio Alves receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sampaio Corrêa na rodada passada. Com isso, Donato e Charles devem herdar a vaga. Outro que deve estar fora é o atacante Dico, que já não jogou contra a Bolívia Querida e também no meio de semana pelo Campeonato Paraibano, na vitória sobre o CSP. Fora isso, o Belo pode contar com os principais nomes, já que a classificação em primeiro lugar é de suma importância na fase final do Nordestão.

A arbitragem vai ser comandada por Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA), com Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA). Hélder Brasileiro de Aquino (AL) é o quarto árbitro.