Homem preso suspeito de desbloquear ‘Iphones’ roubados exigia dinheiro para não divulgar fotos das vítimas

Um homem suspeito de desbloquear celulares do modelo Iphone, os quais eram roubados, foi preso na tarde desta quinta-feira (17) pela Polícia Civil em João Pessoa. A equipe da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio da Capital aponta que Wellington Soares Costa, de 34 anos, desbloqueava os aparelhos e depois chantageava e extorquia os donos dos celulares.

Pelo menos 20 proprietários dos aparelhos procuraram a delegacia, em maio deste ano,  para formalizar a denúncia. Ele teve a prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal de Santa Rita, após investigações da Polícia Civil.

Segundo as investigações, Wellington possui equipamentos e conhecimentos para desbloquear esses aparelhos. Após ter acesso aos arquivos de fotos e contatos do telefone, ele passava a chantagear os proprietários dos celulares.

De acordo com o delegado Braz Morroni, titular da DCCPAT/JP, o preso exigia dinheiro para não divulgar fotos das vítimas . Em algumas situações, chegava a fazer ameaças, usando os dados que encontrava no celular ou prometia devolver o aparelho em troca de dinheiro.

A vítima acabava sofrendo dois tipos de crimes. Primeiro, tinha o aparelho roubado ou furtado. Depois, era chantageada, ameaçada e obrigada a pagar para não ter seus dados vazados.

Ainda de acordo com o delegado, a investigação começou em maio deste ano, quando a polícia prendeu  uma mulher, companheira de Wellington.

O preso foi enquadrado em crimes de receptação e associação criminosa , tendo em vista que atua em parceria com outros homens que praticam o roubo e furto dos aparelhos.

Wellington foi submetido a exame de corpo de delito e será encaminhado à carceragem da Central de Policia Civil. Ele será apresentado em audiência de custódia na cidade de Santa Rita.