Nutricionista: é possível manter refeições saudáveis nas festas de fim de ano

Engana-se quem associa as festas de final de ano à refeições pouco saudáveis, que acarretam em ganho de gordura e trazem malefícios para a saúde. De acordo com a nutricionista Iracy Sabino, é possível fazer substituições sem deixar de seguir uma alimentação saudável rica em nutrientes e baixa com baixa ingestão de açúcares de gorduras.

Em entrevista concedida à rádio Caturité FM, nesta segunda-feira, 16, a especialista em nutrição falou sobre substituições de ingredientes tradicionais das ceias de Natal e Réveillon, que além de não perder a qualidade da ceia, poderão ter um melhor custo benefício.

– A gente tem que ver a questão de coerência, pode beber, pode comer, mas deve-se consumir com muita cautela. Tem que priorizar a questão da quantidade, tem que analisar o conjunto do prato. Dar preferência à saladas e frutas, se não for consumir o Peru, porque está muito caro, consome o lombo de porco, o frango, e tenham cuidado com a quantidade gordura – afirmou.

Além disso, Iracy Sabino ainda alertou sobre o alto consumo de bebidas alcoólicas, que poderá acarretar em complicações para saúde.

– Veja rótulos, bebidas também tem rótulos. Tem gente que gosta de destilados, mas tem algumas pessoas que preferem a cerveja, e afirmam que a cerveja é melhor, pois aumenta as idas ao banheiro. Tem que se observar isso, a cerveja já toca muito na questão renal. Tem que ter muito cuidado. O bom é beber controlado. Mas se gosta de beber, que seja feito de forma controlada – explicou.