Evite desinformação: o que é verdade e o que é falso sobre o coronavírus

Para combater as fake news (notícias falsas) sobre o coronavírus, o Ministério da Saúde listou uma relação de notícias que foram compartilhadas nas redes sociais e explica quais delas são verdadeiras ou falsas. O objetivo é combater a desinformação e esclarecer a população sobre o que realmente interessa acerca do novo vírus.

Dentre as notícias falsas, estão as de possíveis medicamentos, óleos e vitaminas para a cura do coronavírus e as que falam sobre compra de produtos pela internet que são comercializados na China. Confira as informações no site do Ministério da Saúde e evite desinformação.

Além da relação de notícias falsas e verdadeiras, o MS está disponibilizando um número para aplicativo de mensagens (WhatsApp) para auxílio da população. O canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Secretaria de Saúde orienta

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, divulgou um vídeo no qual orienta a população sobre o novo vírus e esclarece dúvidas acerca do problema. Assista abaixo.

A Secretaria de Saúde também divulgou artes com ilustrações didáticas sobre o coronavírus. Veja abaixo as imagens (clique sobre a foto para ampliar).

Caso confirmado de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nessa quarta (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Fonte: Portal Correio