Com prazo acabando, quarentena pode ser prolongada na Paraíba

Desde o início do surto da pandemia do novo coronavírus no Brasil, várias cidades da Paraíba começaram a determinar medidas restritivas para a população. Entretanto, todas com prazos de validade, mesmo sem vislumbrar nenhum tipo de melhoria no cenário caótico que parece ainda estar iniciando no país.

PICO ENTRE ABRIL E MAIO

O que pode aumentar o período de quarentena é o pico do surto do vírus no estado. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, as primeiras semanas do mês de abril farão parte do que ele caracterizou como o “período mais crítico de contágio”, explicando que o isolamento social é importantíssimo para a não proliferação do vírus.

“Há uma previsão para a segunda quinzena de abril e primeira quinzena de maio, o grande pico do novo coronavírus na Paraíba. Então, daí surge a importância de mantermos a quarentena e o isolamento social aqui no estado”, disse o secretário, em uma transmissão ao vivo no Instagram da SES, nessa terça (31).

PRAZOS ACABANDO

Na Paraíba, vários decretos foram emitidos no tocante ao isolamento social. Atingindo desde as repartições públicas, até o comércio em geral. Entre as medidas adotadas pelo Governo do Estado, além da suspensão de eventos culturais, esportivos, e tudo que envolva aglomeração de pessoas, está prevista para até esta sexta-feira (3), a suspensão das atividades presenciais nos órgãos públicos ligados ao executivo estadual, com a possibilidade de prorrogação do prazo. Já em João Pessoa, as medidas começaram no dia 23 de março, se estendendo pelo prazo de 15 dias, ou seja, até a próxima terça-feira (7), também sendo prorrogável.

CIDADES COM CASOS CONFIRMADOS

O comércio da Capital segue com restrição apenas aos serviços essenciais e àqueles liberados por decreto do governador João Azevêdo (Cidadania). Fora isso, todos os demais estabelecimentos seguem cumprindo o período de quarentena até o dia 13 de abril, com prazo prorrogável por mais 15 dias.

Já em Campina Grande, além dos serviços essenciais, que estão funcionando com algumas restrições, a data prevista para a volta do comércio, conforme decreto da Prefeitura Municipal é o dia 13 de abril. Porém, de acordo com  o presidente da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Marcos Procópio, asatividades comerciais da cidade devem ser retomadas na próxima segunda-feira (6), de forma escalonada. O representante da associação ressaltou ainda que será avaliado o quadro evolutivo do vírus para o comércio seguir ou não a decisão para a nova data de retorno.

Quanto às aulas, a suspensão em toda a rede pública e privada de Campina Grande já foi prorrogada e segue agora até o dia 27 de abril.

Em Patos, no Sertão do estado, cidade que apresentou o primeiro óbito relacionado ao novo coronavírus, a prefeitura determinou que o período de quarentena ocorre até o dia 6 de abril, podendo ser prorrogado por mais 15 dias.

Em Sousa, outra cidade com caso confirmado da Covid-19, a prefeitura também decretou medidas para combate e prevenção ao coronavírus. Porém, na cidade o comércio não foi fechado totalmente. Apenas foi deliberado um horário reduzido para o funcionamento dos estabelecimentos, que deveriam abrir às 7h e fechar às 13h. Entretanto, após a confirmação de um caso do novo coronavírus na cidade, a prefeitura deve acatar as medidas no decreto do governo do estado e seguir as regras de isolamento social.

RESTRIÇÕES EM ÁREAS ESSENCIAIS 

Além de toda a rede de saúde, alguns serviços essenciais seguem funcionando em toda a Paraíba. É o caso dos supermercados e correlatos, farmácias, bancos, lotéricas, restaurantes (apenas para delivery e aqueles ao longo das rodovias), transporte público (com restrições) e as forças policiais e órgãos de fiscalização.

Portal Correio