O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública para prestar apoio técnico operacional em aviação policial, na Paraíba, por mais 90 dias. Com isso, a autorização que terminava no próximo dia 14, agora vale até o dia 11 de outubro. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º).
De acordo com o documento, o prazo ainda pode ser prorrogado novamente, se necessário. Caso a renovação não seja solicitada pelo Estado, o efetivo será retirado imediatamente após o vencimento da Portaria.
A operação tem o apoio logístico do Estado, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado deve obedecer ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O apoio foi pedido exclusivamente em relação a pilotos da Força Nacional para atuar nas aeronaves da Paraíba, repassando conhecimento para os pilotos locais e vice-versa.