Médico alerta sobre semelhança de sintomas de arboviroses e da Covid-19

O médico Rodolfo Igor falou, durante entrevista à Rádio Caturité FM, sobre as arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Ele destacou que o mosquito transmite dengue, zika e chikungunya, e os sintomas dessas doenças podem ser confundidos com os sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Rodolfo destacou que o período de chuvas auxilia na proliferação do mosquito da dengue e é preciso que as pessoas se protejam ao máximo. Também citou que, ao perceber sintomas como febre, tosse e cansaço, é preciso que a pessoa procure o sistema de saúde mais próximo.

– A pandemia causada pelo novo coronavírus tem causado esse aumento exponencial no número de casos. Percebemos um decréscimo nos casos, no entanto a gente vê a grande quantidade de mortes. Em relação às arboviroses, a semelhança dos sintomas com os sintomas da Covid-19 é um sinal de alerta – disse.

Segundo Rodolfo, o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelou mais de 600 mil casos prováveis de dengue em 2020. Ele frisou que a diferença principal entre os sintomas das arboviroses e da Covid-19 são os respiratórios, característicos da Covid-19.