Presidente do TJPB destaca aumento da produtividade com fechamento de comarcas e agregações na Paraíba

Em entrevista a rádio Arapuan na tarde desta quinta-feira (1), o presidente do TJPB, Márcio Murilo da Cunha Ramos avaliou os altos índices de produtividade da instituição e destacou a efetividade da política de agregação. Segundo dados obtidos, já foram desinstaladas, ao todo, 23 comarcas no Poder Judiciário estadual que foram agregadas em outras cidades.

De acordo com ele, o objetivo da medida foi estruturar melhor as unidades ampliadas, reverter a economia gerada com a inciativa em tecnologia e aumentar a produtividade, garantindo mais eficiência e celeridade.

“A agregação vem permitindo um aumento acima do que planejávamos. Em algumas comarcas, o número de sentenças como em Piancó registrou mais de 200%. Com o fechamento das comarcas e agregação para centrais, todas tiveram uma grande elevação na produtividade. Juízes que tinham pouco número de processos agora chegam a despachar mais de 300 por mês”, explicou o presidente do TJPB, Márcio Murilo da Cunha Ramos.

A medida que foi instituída desde outubro de 2019, autorizou as primeiras 15 desinstalações de comarcas que não preenchiam os requisitos de funcionamento nos termos da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (Loje) da Paraíba.

O presidente também destacou que os motivos para os resultados satisfatórios são múltiplos e passam também pela modernização do atendimento e automatização dos despachos.

Click PB