Novo México será primeiro estado dos EUA a ser representado apenas por mulheres de minorias étnicas na Câmara dos Deputados

O estado do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos, se tornou, nesta quarta-feira (4), o primeiro estado a eleger como representantes na Câmara dos Deputados apenas mulheres de minorias étnicas.

A democrata Deb Haaland pertence à etnia indígena Laguna Pueblo e foi reeleita para representar a região de Albuquerque, o primeiro distrito do estado.

Teresa Leger Fernandez, também democrata, é latina, e substitui Ben Ray Luján, que agora disputa uma vaga no Senado (e deve vencer). Ela irá representar o terceiro distrito, no norte do Novo México.

A republicana Yvette Herrell, da nação indígena Cherokee, derrotou a deputada democrata que ocupava o cargo, a latina Xochitl Torres Small. Ela irá representar o segundo distrito, o maior do Novo México, que abrange o sul do estado. A região é, historicamente, mais republicana que o resto do estado, que vota democrata (o candidato Joe Biden venceu por lá).

Herrell escreveu para os eleitores em sua página no Twitter.

Yvette Herrell, eleita deputada pelo estado do Novo México — Foto: Reprodução/Twitter Yvette Herrell

Yvette Herrell, eleita deputada pelo estado do Novo México — Foto: Reprodução/Twitter Yvette Herrell

“É a honra da minha vida ser eleita para servir #NM02”, disse a deputada eleita, se referindo ao segundo distrito.

Com a vitória de Herrell, o Novo México passa a ter duas representantes democratas e uma republicana na Câmara. Antes, os três representantes do estado eram do Partido Democrata.

“Meu compromisso com cada cidadão de nosso distrito é servir a cada um deles com integridade, enquanto trabalhamos juntos para reconstruir nossa economia e proteger os valores que tornam a América grande!”, disse Herrell.

Leger Fernandez também agradeceu no Twitter pelo apoio dos eleitores.

A democrata Teresa Leger Fernandez, eleita deputada pelo estado do Novo México — Foto: Reprodução/Twitter Teresa Leger Fernandez

A democrata Teresa Leger Fernandez, eleita deputada pelo estado do Novo México — Foto: Reprodução/Twitter Teresa Leger Fernandez

“O povo do Novo México escolheu proteger o que amamos – nossa democracia, nosso planeta, nossas famílias e comunidades, nossa saúde e nosso futuro. Com esta vitória, prometo a vocês que irei agir da forma corajosa que este momento histórico exige. Muchísimas gracias!”, escreveu Leger Fernandez em seu Twitter, com a última frase em espanhol.

Eleições para Senado e Câmara

Além de escolher o presidente do país pelos próximos 4 anos, os americanos também decidiram, na terça-feira (3), os ocupantes das cadeiras da Câmara e do Senado.

A Câmara de Deputados, que hoje é dominada pelos democratas, deve permanecer no controle do partido de Joe Biden. Já no Senado, o controle pode passar dos republicanos, que têm a maioria hoje, para os democratas.

G1