Mais de 40,2 mil pessoas, na PB, precisam tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19

Mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, precisam tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde nesta terça-feira (13). Conforme tabela divulgada pelo governo, 40.194 paraibanos devem receber a segunda dose da Coronavac e 72, a da Astrazeneca, somando um total de 40.266 pessoas.

A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que, mesmo as pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina Covid-19, devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose.

Conforme o Ministério da Saúde, para garantir a imunização, será orientada uma busca ativa por essas pessoas, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a fim de que elas completem o esquema vacinal, garantindo a eficácia completa do imunizante.

De encontro ao apelo feito pelo MS, faltam doses de vacinas na Paraíba. Em João Pessoa, a vacinação foi suspensa após a terça-feira (13) registrar aglomerações nos postos de imunização. Conforme o anúncio da administração municipal, faltam doses da CoronaVac. A suspensão será mantida até a chegada de novas doses na capital.

Nas redes sociais, o governador João Azevêdo anunciou que conversou com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que prometeu a chegada de vacinas na Paraíba até sábado (17).

Já em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima acusa o governo do estado de ter deixado de enviar 4.709 doses da vacina para o município. De acordo com os dados apresentados, o município recebeu apenas 82.048 doses, mas consta no Ministério da Saúde o registro de 86.757 doses enviadas. A vacinação segue suspensa na cidade.

A secretaria de Estado da Saúde (SES), contudo, rebate a informação e diz que tudo não passou de um erro de registro das doses, mas que todas as destinadas a Campina Grande foram de fato entregues.

Conforme divulgado no boletim desta terça-feira (13), até o momento, 517.352 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 153.411 com a segunda dose da vacina, na Paraíba. Um total de 918.218 doses já foram distribuídas.

G1 PB