REPORTAGEM ESPECIAL: Exposição fotográfica retrata os 135 anos de história de Taperoá

No próximo dia 06 de outubro, a cidade caririzeira de Taperoá vai completar 135 anos de fundação e para comemorar a data e homenagear o seu município, que é rico na diversidade cultural o professor e fotógrafo Valtécio Rufino, realiza a Exposição “Taperoá Um Novo Olhar”. 

A exposição ocorrerá no dia 06 de outubro, a partir das 14hs, na petiscaria Pimenta do Reino, na ocasião os visitantes conhecerão um pouco da história de Taperoá retratada através das lentes do fotógrafo Valtécio Rufino. 

A exposição “Taperoá Um Novo Olhar” foi preparada para comemorar o aniversário de sua cidade, abordando aspectos do trabalho, a religiosidade, a cultura, e eternizar as personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do município.

“São fotos que conta a história do povo: o trabalho, a cultura, ou seja, todo o universo de Taperoá. É um tributo aos seus 135 anos”, explicou o idealizador do evento, Valtecio.   

Entre suas fotos destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Um prédio singular, e símbolo da religiosidade de Taperoá. 

O fotojornalista Valtécio é natural de Taperoá, sítio Pitombeira, graduado em História, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Serra Branca. Na literatura publicou o livro ” Sertão dos Excluídos”, pela editora da UEPB, o qual recebeu duas moções de aplausos da Câmara Municipal de vereadores de Taperoá.

O fotógrafo ganha destaque nas redes sociais por postar fotos do Cariri paraibano, especialmente do seu município.

Valtécio já realizou outras exposições, atualmente exerce a função de professor na rede básica do município. Na literatura, prepara seu segundo livro em parceria com o Poeta Neto Ferreira de Livramento.

 Redação: Marcos Lima (Cariri em Ação)