TSE recomenda baixar aplicativo para acesso a título de eleitor digital

Aplicativo permite consulta ao local de votação, verificação de débitos eleitorais, justificar voto, bem como emitir certidão de quitação eleitoral.

Mais de 463 mil eleitores e eleitoras da Paraíba já fizeram o download do e-Título, a versão digital do título eleitoral. Em todo o Brasil, o aplicativo foi baixado por 27 milhões de pessoas. O aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível na App Store (iOS) e no Google Play (Android).

O e-Título permite a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral), e a verificação da existência de débitos eleitorais.

Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.

Pode ser usado como identificação

Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia, e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022. Aqueles que não têm a fotografia exibida no app deverão comparecer ao local de votação munidas de um documento oficial com foto. Atualmente, cerca de 118 milhões de eleitores já possuem as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, número que corresponde a 75% do eleitorado nacional.

No entanto, o eleitor deve ficar atento, pois no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, o download do e-Título estará suspenso, voltando a ser liberado a partir de 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível baixar a via digital do título até a véspera (29 de outubro).

O uso da via digital do título de eleitor como documento de identificação na data do pleito está previsto no artigo 111 da Resolução TSE nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito de 2022.

FONTE: Portal Correio