Vereadores apresentam projeto para criação de programa de dignidade menstrual em cidade do Cariri

Na noite desta última sexta-feira (02), a Câmara Municipal de São João do Cariri realizou a sua penúltima sessão ordinária deste biênio, e na oportunidade, os parlamentares debateram temas pertinentes e aprovaram importantes proposituras em benefício da população local.

Dentre as proposituras que foram destaques durante a presente sessão, foi a apresentação de um projeto de autoria do vereador Francisco Júnior e da co-autoria da vereadora Hilva Ferreira, que trata sobre a dignidade menstrual, na qual visa a criação de um programa social para distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas da rede pública municipal e no âmbito da secretaria de assistência social do município.

Já existente no âmbito estadual, o programa social atende unicamente adolescentes e jovens da rede pública estadual, e com isso, o programa iria atender diretamente as adolescentes e jovens sãojoãoenses matriculadas em toda a rede pública municipal.

No teor do projeto, o programa social ainda destaca a criação da campanhas socioeducativas, com a realização de palestras com temas ligados ao referido tema nas escolas do município.

O presente projeto apresentado pelos parlamentares foi elogiado por todos os colegas vereadores e foi encaminhado para as comissões, para que na próxima e última sessão ordinária, seja colocada em votação.

Em contato com a reportagem, os vereadores Francisco Júnior e Hilva Ferreira destacaram que o Poder Legislativo de São João do Cariri está sendo pioneiro, de ser a primeira Câmara Municipal da região do Cariri paraibano a apresentar o referido projeto, que visa beneficiar as adolescentes e jovens do município.

“Estamos felizes de apresentarmos um projeto de tão grande importância para nosso município. Estamos sendo a primeira câmara municipal da região a apresentar o projeto ligado a essa temática, e estamos já expectativa para aprovação na próxima semana, e que já no início do ano letivo em 2023, as escolas da rede pública municipal, já possam estarem distribuindo os absorventes higiênicos nas nossas escolas. Queremos agradecer aos colegas vereadores por sobrescreverem, e juntos, podermos contribuir com a dignidade das nossas adolescentes e jovens de nossa amada São João do Cariri”, pontuaram os parlamentares.