Polícia prende José Rainha, líder de movimento agrário FNL

A Polícia Civil de São Paulo prendeu no sábado (4.mar.2023) o líder da FNL (Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade) e ex-líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), José Rainha depois de operações realizadas no Pontal do Paranapanema, oeste paulista, na 6ª feira (3.mar.2023) e no sábado (4.mar).

 Segundo nota da polícia, Rainha e Luciano de Lima, outro líder da FNL, foram detidos porque são suspeitos de extorquir pelo menos 6 donos de propriedades rurais.

Policiais também apreenderam armas supostamente usadas em conflitos agrários, sendo 2 fuzis calibre 556 e duas espingardas.

“As prisões preventivas têm como objetivo a interrupção do ciclo delitivo e promoção de prevenção geral e paz no campo”, disse a polícia.

A FNL afirmou, por meio de comunicado, que as prisões têm “cunho político” e estão ligadas à “jornada de ocupações do Carnaval Vermelho”. Seriam um “ato de retaliação aos lutadores do povo sem terra”. Em 18 de fevereiro, integrantes do movimento iniciaram a ocupação de fazendas no Pontal do Paranapanema.

Fonte: Poder360 edição CARIRI EM AÇÃO