No Cariri: Romaria do Cruzeiro da Virgem celebra 103 anos de Fé e Devoção

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, situada na cidade de Cabaceiras, celebrou sua centésima terceira romaria do Cruzeiro da Virgem, localizada na PB-186 no sentido Cabaceiras-São Domingos. Entre os dias 13 e 15 do mês de outubro, com muito fervor, fé e devoção à Menina Josepha, romeiros e peregrinos de toda região marcaram presença, nesse espaço de muita dedicação e devoção.

O evento reuniu romeiros e fiéis da Paraíba e do estados vizinhos, que viajaram para prestar suas homenagens e preces a menina Josefa. O santuário fica a cerca de dois quilômetros do centro da cidade de Cabaceiras. Durante o dia foi possível ver fiéis caminhando até o local; Outros seguiram a procissão, a cavalos, motos e carros.

O Padre João Jorge enfatizou a satisfação e a alegria de receber os peregrinos de diversos lugares do Cariri. À frente da paróquia de aproximadamente 300 anos, o padre destacou o momento importante como se sentia gratificado por Deus por estar à frente da paróquia.

O prefeito Tiago Castro e o seu vice, Ricardo Aires, da cidade de Cabaceiras, que também estiveram no local prestando homenagens, parabenizaram a organização da igreja e do Padre João Jorge pelo conforto oferecido aos peregrinos durante os três dias do evento. O prefeito Tiago Castro ofereceu toda estrutura e apoio necessário para realização do evento religioso no município.

O tríduo ficou marcado por Celebrações Eucarísticas, Adoração ao Santíssimo Sacramento, caminhada, procissão motorizada e cavalgada, demonstrando assim, a firmeza do povo caririzeiro.

Segundo a história, a menina Josefa se perdeu e morreu no mato de fome e sede, foi encontrada três dias depois e sepultada no mesmo local. O pai de Josepha marcou a sepultura com uma cruz de madeira de aroeira e, meses depois, um buquê de rosas foi encontrado ao pé desta cruz, junto com uma pequena nota de agradecimento pela cura de um câncer. Após esse milagre, os peregrinos começaram a visitar o local, e o tio de Josepha, o Padre Inácio Cavalcante de Albuquerque, construiu uma capela e começou a celebrar a Eucaristia no dia do falecimento da sobrinha.

 

CARIRI EM AÇÃO

Com Alisson Nascimento