Aguinaldo Ribeiro aparece como um dos quatro nomes do ‘Centrão’ na disputa pelo cargo de Lira

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) aparece como um dos quatro nomes do ‘Centrão’ na disputa pelo comando da Câmara Federal, atualmente exercido pelo presidente Arthur Lira (PP-AL).

Ribeiro aparece como opção forte ao lado do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA); do vice-presidente da Câmara e presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP); e, do líder do PSD, Antônio Brito.

De acordo com coluna de Roseann Kennedy, do Estadão, a avaliação é do analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Neuriberg Dias, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver com popularidade alta e a economia deslanchar em 2025, ano em que haverá troca no comando da Câmara e do Senado, a influência do governo sobre a disputa, nos bastidores, deve aumentar.

“Nessa pulverização de candidaturas surgem nomes que podem fragmentar o centro. Se o presidente estiver bem, o apoio do Planalto tende a pesar mais. Se não, a tendência é o governo colar no candidato que represente quem já está no poder”, avaliou Neuriberg Dias. “Dificilmente Lula vai declarar apoio (a um candidato), mas o governo deve estimular e fortalecer essa divisão”, completou.

O Planalto não assume qualquer articulação política para a sucessão no Congresso, embora a campanha esteja bastante antecipada. Para o analista político, a fragmentação de candidaturas ocorre porque os deputados sabem que dificilmente surgirá um “novo Lira” para unir a Câmara, diz a coluna.