Cariri lança agenda e metas para o desenvolvimento da região nos próximos dez anos

Constituir uma agenda para os próximos dez anos que promova o Cariri como uma região integrada e sustentável, conhecida pelo empreendedorismo, avanços econômico e social, além da história de desenvolvimento construída nos últimos anos pela região. Com apoio do Governo do Estado, foi lançada, nessa segunda-feira (27), a Agenda Pacto Novo Cariri, no município de Cabaceiras. A ação tem como eixos prioritários o turismo e a economia criativa, as cadeias produtivas rurais e a inovação e cultura empreendedora.

A agenda é uma parceria do Sebrae com a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap). Construído de forma compartilhada e colaborativa, o documento reúne prioridades, estratégias e políticas públicas para nortear o desenvolvimento da região na próxima década.

Na ocasião, o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou que assim como o Pacto, o Plano Estratégico do Governo do Estado possui eixos, o primeiro Paraíba em Boa Governança, o segundo Paraíba nos Princípios Sustentáveis e o último Paraíba Inteligente e Inovadora. “O plano plurianual 2024-2027 foi pensado nesses eixos que dialogam com o desenvolvimento do Cariri, o que mostra a total sinergia de forças para o desenvolvimento da região”, destacou.

Já o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a trajetória do Sebrae no desenvolvimento da região, com o Pacto Novo Cariri desde os anos 2000. “Persistimos e mostramos que havia caminhos para a transformação desses municípios, fazendo com que todos tivessem a compreensão que quando se somam 31 entes o desenvolvimento é muito mais eficiente”, ressaltou.

Eixos Estratégicos da Agenda – O primeiro deles tem como objetivo fortalecer, de maneira integrada, as principais potencialidades turísticas e a rede de economia criativa da região, com foco na preservação do seu patrimônio cultural e natural, contribuindo para a geração de oportunidades de renda e emprego.

Já o segundo eixo, das cadeias produtivas rurais, busca fortalecer e estimular, de forma competitiva e integrada, as principais vocações agropecuárias, com destaque para a caprinocultura. Para isso, foram consideradas as características da Caatinga, principal bioma da região, buscando não só o desenvolvimento econômico das cadeias produtivas, como também contribuir com a sua preservação ambiental.

Por sua vez, o terceiro eixo estratégico, ancorado na inovação e na cultura empreendedora, pretende fomentar e desenvolver no Cariri uma cultura de empreendedorismo que seja inclusiva e estruturada a partir de ações permanentes de inovação. Dessa forma, a meta é impulsionar o desenvolvimento da região de uma forma sustentável, contribuindo para a criação de um ambiente competitivo e mais favorável aos pequenos negócios.