Doenças respiratórias crescem e autoridades suspeitam de subnotificação da Covid na PB

Os casos de Covid-19 têm aumentado na Paraíba. Foi o que afirmou, na noite de ontem terça-feira (27), Fernando Chagas, diretor do Hospital Clementino Fraga, unidade referência no tratamento da doença na Paraíba.

O médico infectologista atribuiu o aumento da infecção a uma subnotificação da doença. Segundo Fernando Chagas, as pessoas têm relaxado na hora de testar quando há suspeita de Covid-19.

“Temos detectado aumento dos casos e que talvez não se reflita nos números oficiais porque pouca gente tem testado. Ás vezes, o colega esquece de pedir o teste e os pacientes não lembra da possibilidade da Covid-19 ”, enfatizou.

Entretanto, Fernando Chagas lembra que os cuidados devem continuar sendo mantidos com o abrandamento da pandemia alcançado com a vacinação da população.

“Tem que lembrar que a Covid-19 vai além de uma doença respiratória e que deixa sequelas longas como esquecimento e queda de cabelo. É importante que as pessoas quando estiverem com sintomas respiratórios pedirem teste para o coronavírus”, lembrou.

Síndromes respiratórias

Também tem sido registrados as queixas de sintomas gripais. Para Fernando Chagas  é comum esse tipo de problemas de saúde na época por causa da elevação da temperatura associada a chuvas esparsas.  Nesse caso, as pessoas acabem se aglomerando mais e, consequentemente acabam trocando vírus.

FONTE: MaisPB