Bolsa Família: busca por beneficiários será concluída em 2024, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou que o governo federal finalizará o processo de busca ativa de beneficiários do Bolsa Família em 2024.

Esta iniciativa pretende identificar famílias de baixa renda que estão aptas para receber o benefício do programa, mas que ainda não estão cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único).

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas.

Por que é importante fazer o cadastro?

Porque com o Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, como: o Bolsa Família e desconto na conta de luz. Os benefícios variam de acordo com cada família cadastrada.

Dessa maneira, os beneficiários podem receber alguns benefícios criados pelo Governo Federal, tais como: Auxílio Brasil e o desconto na conta de luz.

Quem tem direito ao recebimento?

Famílias que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa se encaixam no critério para o programa social.

Localizando beneficiários por meio de busca ativa

“Em 2024, nós vamos completar a busca ativa. Falta muito pouco e temos um cadastro já bastante atualizado. A casa está arrumada. Agora temos o cadastro, que é a referência para trabalhar as políticas sociais e fazê-las chegar de forma correta. Não é só o Bolsa Família, são 36 programas”, declarou Dias ao jornal O Estado de S. Paulo.

Efeitos da atualização cadastral

Dias também destacou que a verificação detalhada feita pelo governo nos beneficiários do Bolsa Família impactou a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas segundo ele, essa situação já foi reequilibrada.

 

“Lá atrás, sim, tivemos turbulência, porém a partir de julho, com o Novo Bolsa Família e à medida que fomos trabalhando a atualização eficiente do cadastro, isso foi superado”, comentou.

Repercussão das políticas sociais

O ministro do Desenvolvimento Social ainda aponta que as pesquisas mais recentes colocam os programas sociais como os mais aprovados pela população, assim alcançando um alto grau de satisfação em todas as regiões do Brasil.

Além do Bolsa Família, informações sobre outros programas sociais e aspectos relacionados ao desenvolvimento social podem ser acessadas no site do Ministério do Desenvolvimento Social na seção de “Programas”.

Este trabalho de atualização do CadÚnico e busca ativa de beneficiários é importante para que as políticas sociais, cheguem a quem de fato necessita.