Processo seletivo de emprego é importante para avaliar competências psicológicas, diz especialista

Episódio da morte da gerente de um restaurante do Mangabeira Shopping acendeu alerta sobre a importância do processo de seleção feito por empresas.

O episódio da morte da gerente de um restaurante do Mangabeira Shopping, na última sexta-feira (12), acendeu um alerta sobre a importância do processo de seleção de empregados feitos por empresas.

O suspeito do crime afirmou que agiu motivado por uma reprovação na seleção para uma vaga de emprego oferecida pelo restaurante, que era gerenciado pela vítima – Mayara Barros, de 37 anos.

A psicóloga e gerente de Recursos Humanos, Thalita Amarante, explica que um processo de seleção de emprego deve avaliar três competências no profissional: técnica, comportamental e psicológica.

O processo seletivo é extremamente importante porque ele é a porta de entrada das pessoas para dentro das organizações… e certamente deveria ser bem melhor avaliado. É um processo delicado em que poucas empresas dão a devida atenção. Então, o processo seletivo às vezes é feito por qualquer pesso e às vezes não é a pessoa mais qualificada para avaliar

Thalita Amarante, psicóloga e gerente de Recursos Humanos

Avaliação inclui antecedentes criminais

Thalita explica como cada uma das competências são avaliadas. “Avaliar a competência técnica é saber a experiência que aquela pessoa tem, a formação, o conhecimento teórico e prático que ela possui dentro da trajetória profissional que ela tem. Sobre as competências comportamentais é justamente a gente, através de uma entrevista comportamental, tentar compreender o comportamento usual da pessoa frente às situações profissionais que questionamos na entrevista, além dos testes que nos ajudam a conhecer melhor o perfil comportamental”, disse.

Já as competências psicológicas são avaliadas pelo psicólogo organizacional, que pode ajudar a detectar traços de comportamento que possam representar riscos.

“A importância de você ter um psicólogo organizacional para que no processo seletivo possa ser feito testes psicológicos para a gente compreender a estrutura psicológica. Daquela pessoa que está se candidatando àquela vaga. Hoje a gente sabe que o que demite as pessoas é muito mais o comportamento delas do que necessariamente o conhecimento”, explicou a especialista.

A checagem de antecedentes criminais também faz parte do processo. “Depois da entrevista comportamental a gente faz toda uma triagem dos documentos pessoais, de antecedentes, indicações. Depois disso tudo nós fazemos uma bateria de testes psicológicos, técnicos, exame médico… tudo isso para no final ver se essa pessoa realmente está qualificada vaga ou não. Ou seja, é uma série de avaliações e investigações que são necessárias para proteger a empresa, em primeiro lugar, e também para garantir que a empresa está contratando alguém que é o profissional certo para aquela vaga”, afirma Thalita.

FONTE: Portal Correio