Prefeitura de São José dos Cordeiros promove dia D de exames citológicos

Em alusão ao Março Lilás, e pensando na Saúde da mulher a Prefeitura de São José dos Cordeiros através da Secretaria de Saúde promoveu nesta segunda-feira (25), o dia D para exames citológicos na UBS 2 Marluce de Medeiros, do município.

O exame citológico é um teste tranquilo e simples, mas de fundamental importância para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer.

A enfermeira Nalva Moraes, que atua na Ubs 2, também reforçou orientações e medidas de prevenção contra o HPV, para mobilizar usuárias no combate à doença. “A Infeção genital por alguns vírus do HPV é muito frequente e nem sempre desencadeia o câncer, entretanto há casos em que ocorrem alterações celulares que podem evoluir para doença. Essas alterações são detectadas no exame preventivo conhecido como Papanicolau. E podem ser tratadas, se descobertas precocemente. Por isso, se faz necessário o cuidado adequado, principalmente a vacinação e o uso de preservativos”, explicou.

De acordo com a Secretária de Saúde é de suma importância que as mulheres façam seus exames citológicos, pois é tranquilo, simples e ajuda na prevenção do câncer do colo do útero. “Se houver alteração no exame, a Secretaria de Saúde irá realizar todo acompanhamento quanto aos protocolos que serão adotados em resposta à lesão encontrada”, afirmou a Secretária Rosângela Ktiussa.